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Chatbots, o que é, quais as vantagens e como usar na empresa

chatbot tendencias e o que é?

As ferramentas digitais chegaram para facilitar inúmeras rotinas produtivas das empresas presentes na internet.

E uma delas pode fazer toda a diferença no seu negócio: os chatbots.

Entretanto como o próprio nome indica, esse recurso de Inteligência Artificial (AI) é a abreviação bot de robot (robô, em inglês) e a palavra chat.

Talvez você já tenha interagido com um chatbot e não saiba, mas geralmente são caixas de diálogo que sobem no canto inferior direito da página, perguntando se você quer saber algo a mais dentro do site.

Abaixo, você poderá conferir o que é, quais as vantagens e como usar na sua empresa essa ótima ferramenta conhecida como chatbot.

O que é chatbot?

Como falamos anteriormente, é uma Inteligência Artificial que irá simular uma conversa humana com clientes e visitantes no site da sua empresa, mas que pode cumprir inúmeras funções.

Eles respondem e direcionam essas pessoas de acordo com as ações que elas desejam executar – como a compra, locais do site e outros processos de competência da sua empresa.

Dessa forma, os chatbots não são capazes de formular respostas complexas ou entender perguntas que não sejam diretas.

Por serem softwares, estão intimamente ligados ao seu desenvolvimento a partir da programação que lhes foi dada.

Porém, engana-se quem acredita que eles só ‘recebem’ o visitante no site: podem ser estratégicos no seu negócio.

Onde posso usar chatbot na minha empresa?

Os chatbots executam inúmeras funções burocráticas que, anteriormente, dependeriam de um ser humano para realizar.

Contudo isso é que geralmente afeta diretamente inúmeros setores da sua empresa. Entre os principais estão:

Integração com vendas

É possível integrar os chatbots nas vendas, auxiliando e encurtando os caminhos do seu cliente dentro do próprio site ou através do seu aplicativo.

Ao integrar os bots com a plataforma de pagamento e de estoque, por exemplo, fica mais fácil qualificar a venda.

Junto com marketing de conteúdo

Pode ser utilizado no marketing de conteúdo, direcionando os usuários presentes no seu site para encontrarem artigos que irão lhe ajudar.

No Funil de Vendas, estratégia de marketing que engloba todas as etapas da prospecção de clientes, eles podem ser poderosos aliados para captar leads.

Atendimento ao cliente

O atendimento é a principal forma que os chatbots são utilizados atualmente.

Contudo são eles que guiam o cliente e possibilitam que eles, instantaneamente, tenham respostas sobre operações dentro do local em que os bots estão inseridos, melhorando o tempo de permanência nas páginas.

Como usar o chatbot?

Além dos setores de vendas, marketing e atendimento, o chatbot possui amplas finalidades dentro na sua empresa.

Eles podem estar presentes no seu site, blog, loja virtual, mas também internamente no próprio negócio, ajudando e melhorando a comunicação corporativa entre profissionais.

Na página do Facebook e outras redes sociais, identificar em qual etapa do funil está o potencial lead e automatizar agendamentos dentro de plataformas específicas.

Assim como é a do Google Calendar, são algumas das inúmeras possibilidades dos robozinhos. Só depende de uma análise da necessidade que você possui do chatbot.

Quais as vantagens de um chatbot?

Os chatbots trazem inúmeras vantagens e que, dependendo da forma como ‘trabalham’ no seu negócio, possibilitam outros benefícios pontuais. Entre as vantagens estão:

Agilidade

Agilidade no atendimento, com uma resposta imediata ao usuário que está interagindo com o chatbot;

Pós-vendas

Possibilidade de direcionar sua equipe de atendimento para processos como finalização do negócio ou pós-venda (que o chatbot também pode realizar);

Atendimento 24h

Um ‘funcionário’ que estará atuando 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de pagar hora-extra;

Inúmeros Canais

Inserção em inúmeros canais e plataformas, de acordo com o planejado pela empresa;

Retenção de Cliente

Maior retenção de clientes na sua base e dados sobre o comportamento do usuário onde disponibilizou o chatbot.

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