Um termo comumente utilizado quando se fala em estratégias de marketing digital é o lead. Mas o que isso significa? Lead é a pessoa que demonstra interesse em determinado produto ou serviço oferecido por uma empresa. Ou seja, é o potencial cliente.
Gerar leads está entre os objetivos de qualquer negócio. Na era atual o volume de informações que uma pessoa recebe por dia é enorme. Por isso, formas tradicionais de publicidade já não são tão eficazes quanto antigamente. É preciso saber o que fazer para atingir o público-alvo.
A importância da geração de leads
Para se destacar, o empreendedor precisa conquistar o cliente. Isso pode ser feito atraindo-o para a página da empresa e oferecendo conteúdo relevante para solucionar o problema do cliente.
Usando essa estratégia, o lead se sente seguro e passa a confiar na empresa. Ao estabelecer uma relação de confiança, abre-se uma oportunidade para, em momento futuro, oferecer produtos ou serviços para o cliente potencial.
Enfim, a geração de leads contribui para um bom relacionamento entre empresa e cliente, inclusive no mercado B2B. Quando tiver que escolher entre duas ou mais empresas, há mais chances de o cliente escolher aquela que ele já conhece e com a qual mantém um relacionamento.
Mas uma consequência da geração de leads é o crescimento do negócio. Quando mais leads são gerados, melhores são os resultados da companhia a médio e longo prazos.
Quais os melhores canais para gerar leads?
Blogs
Empresas que desejam investir em estratégias de marketing digital devem criar um blog. Por esse canal é possível atrair um público qualificado e, assim, aumentar a geração de leads. Para gerar um bom volume de tráfego orgânico para a página, é necessário criar conteúdo relevante otimizado com técnicas de SEO.
Email marketing
O email marketing é um canal que pode ser muito eficiente na geração de leads. O empreendedor apenas deve ter cuidado para não utilizar a estratégia em excesso. Após testes, é possível definir quais os melhores dias e horários e a frequência ideal para o envio das mensagens.
Mídia paga
Para empresas que ainda não possuem um tráfego consistente em suas páginas, utilizar a mídia paga pode ser uma boa opção no início. O Facebook e o Google Ads são as alternativas mais conhecidas para trabalhar a geração de leads.
Redes sociais
Estar presente nas mídias sociais tornou-se fundamental para os negócios. Não é preciso estar em todas as redes, o empresário deve escolher aquelas que atingem mais diretamente o seu público.
Como gerar leads?
Há várias formas possíveis para geração de leads. Normalmente cria-se uma caixa com algumas informações a serem preenchidas: nome completo, email, cargo, site, por exemplo. Ao preencher esses dados, a pessoa tem acesso ao material que deseja e a empresa ganha mais um lead.
Confira algumas maneiras de gerar lead:
E-books
E-books são materiais com conteúdo aprofundado sobre determinado assunto. Eles são diagramados em formato de livro e podem ser criados em parceria com outras empresas.
Webinários
Webinário é uma forma de conferência online, onde apenas um dos lados se expressa. A única interação possível é através de um chat. A transmissão pode ser ao vivo ou gravada e possui um custo baixo para produção.
Pesquisas
O marketing digital trabalha estratégias com base em dados. Portanto, criar e publicar uma pesquisa não é algo complicado.
Infográficos
São conteúdos mais dinâmicos, que misturam texto e imagem. Não é preciso ter conhecimentos técnicos para criar infográficos, pois hoje existem aplicativos que facilitam esse trabalho.
Portanto, utilizando todos ou algumas dessas opções, temos certeza que você conseguirá gerar leads para o seu negócio. Mas, caso ainda tenha dificuldades, converse conosco.