Já encontrei vários nomes em diferentes empresas que prestei consultoria ou trabalhei. Persona é um personagem fictício para definir o seu cliente ideal. Para vender seu produto ao público certo.
Por que devo criar uma Persona?
Persona é a peça fundamental de toda estratégia do Inbound Marketing, inclui também os pensamentos para desenvolver um site, e-commerce, blog e todo o material que irá para a Internet ou meio físico, sua campanha publicitária.
A Persona ajudará a identificar oportunidades no mercado e adequar o discurso do seu produto ou serviço para resolver um problema e consequentemente vender.
Exemplo de uma Persona
Nome: José
Idade Entre 30 à 40 anos
Função: Empresário / Empreendedor
Desafios mais recorrentes: Quer manter o negócio funcionando, precisa de capital para crescer a empresa, quer diminuir custos, quer ter facilidade para realizar as cobranças e opções de vendas, quer expandir o negócio em novos mercados, etc.
Sabendo disso fica fácil adaptar os produtos, somente ofertando diferente para solucionar o problema do cliente. Você poderá aprofundar mais como: Ramo atividade, localidade, tempo de decisão, etc.
A sua empresa pode ter várias personas e a mesma pessoa pode ser 2 personas. Exemplo. Você empreendedor, para um banco você pode ser uma persona para conta física e outra para conta jurídica, as necessidades são diferentes.
Não confunda persona com Público alvo, são coisas parecidas, porém diferente. Público alvo é uma parcela da sociedade ou mercado, já Persona é a forma humanizada de abordar o seu cliente ideal.
A ideia é que a Persona realize uma “Jornada de compra”, que ela ande no “Funil do Marketing”, relacionando com conteúdo relevante.
Como criar uma Persona
Posso afirmar que é muito divertido e empolgante, comece definindo nome, idade, sexo, função e invista um tempo para refletir sobre as perguntas abaixo.
- Qual assunto que interessa a sua persona
- Qual o principal desafio ou problema que a persona enfrenta
- No que geralmente a sua persona acredita
- Quem são as pessoas que influenciam a sua persona
- Podem serem feitas mais perguntas, como o que consome, qual hábito de consumo, meio de comunicação utilizado, etc. O fato de começar irá trazer um grande diferencial para sua empresa.
Por fim, agora reflita como você pode dispor o seu produto ou conteúdo (site ou e-commerce) para impactar esta persona?
Conhecendo a Persona poderá criar conteúdos relevantes para cada momento de decisão de compra do seu cliente ideal , fazer ele andar no Funil do Marketing Digital.
Além de fazer campanhas publicitarias como por exemplo no Google Adwords e Facebook Ads, além de postagens nas redes sociais, com maior relevância. Pois você estará falando direto com o seu público. Nosso Guia de Imagens para Redes Sociais explica os melhores formatos e tipos de campanha que poderá criar.
Ferramentas para criar Personas
Existem várias, a que recomendamos que usamos na Legions.biz assim como para nossos clientes e tem um resultado surpreende é o Mapa da Empatia. Poderá baixar nosso modelo com exemplo fictício.
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