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Persona, por que é importante criar para sua empresa?

Persona, como criar uma para sua empresa

Já encontrei vários nomes em diferentes empresas que prestei consultoria ou trabalhei. Persona é um personagem fictício para definir o seu cliente ideal. Para vender seu produto ao público certo.

Por que devo criar uma Persona?

Persona é a peça fundamental de toda estratégia do Inbound Marketing, inclui também os pensamentos para desenvolver um site, e-commerce, blog e todo o material que irá para a Internet ou meio físico, sua campanha publicitária.

A Persona ajudará a identificar oportunidades no mercado e adequar o discurso do seu produto ou serviço para resolver um problema e consequentemente vender.

Exemplo de uma Persona

Nome: José
Idade Entre 30 à 40 anos
Função: Empresário / Empreendedor
Desafios mais recorrentes: Quer manter o negócio funcionando, precisa de capital para crescer a empresa, quer diminuir custos, quer ter facilidade para realizar as cobranças e opções de vendas, quer expandir o negócio em novos mercados, etc.


Sabendo disso fica fácil adaptar os produtos, somente ofertando diferente para solucionar o problema do cliente. Você poderá aprofundar mais como: Ramo atividade, localidade, tempo de decisão, etc.

A sua empresa pode ter várias personas e a mesma pessoa pode ser 2 personas. Exemplo. Você empreendedor, para um banco você pode ser uma persona para conta física e outra para conta jurídica, as necessidades são diferentes.

Não confunda persona com Público alvo, são coisas parecidas, porém diferente. Público alvo é uma parcela da sociedade ou mercado, já Persona é a forma humanizada de abordar o seu cliente ideal.

A ideia é que a Persona realize uma “Jornada de compra”, que ela ande no “Funil do Marketing”, relacionando com conteúdo relevante.

funil de marketing para atender necessidades da PERSONA

Como criar uma Persona

Posso afirmar que é muito divertido e empolgante, comece definindo nome, idade, sexo, função e invista um tempo para refletir sobre as perguntas abaixo.

  • Qual assunto que interessa a sua persona
  • Qual o principal desafio ou problema que a persona enfrenta
  • No que geralmente a sua persona acredita
  • Quem são as pessoas que influenciam a sua persona
  • Podem serem feitas mais perguntas, como o que consome, qual hábito de consumo, meio de comunicação utilizado, etc. O fato de começar irá trazer um grande diferencial para sua empresa.

Por fim, agora reflita como você pode dispor o seu produto ou conteúdo (site ou e-commerce) para impactar esta persona?

Conhecendo a Persona poderá criar conteúdos relevantes para cada momento de decisão de compra do seu cliente ideal , fazer ele andar no Funil do Marketing Digital.

Além de fazer campanhas publicitarias como por exemplo no Google Adwords e Facebook Ads, além de postagens nas redes sociais, com maior relevância. Pois você estará falando direto com o seu público. Nosso Guia de Imagens para Redes Sociais explica os melhores formatos e tipos de campanha que poderá criar.

Ferramentas para criar Personas

Existem várias, a que recomendamos que usamos na Legions.biz assim como para nossos clientes e tem um resultado surpreende é o Mapa da Empatia. Poderá baixar nosso modelo com exemplo fictício.

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