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O que é cadência de vendas e para que serve?

cadencia vendas

Realizar vendas pela internet está exigindo cada vez mais que sejam aplicadas novas técnicas. Para além de atrair novos públicos e engajá-los nas redes sociais, é preciso saber como fazer a abordagem correta dos clientes em potencial.

Desse modo, um dos cuidados que se precisa ter nessa abordagem é a cadência de vendas. Estima-se que para o cliente tomar a decisão de compra, é preciso ao menos cinco contatos do vendedor.

Mas afinal, qual é o momento ideal para estabelecer o contato e de que forma o fazer? No artigo a seguir do Blog Legions você pode acompanhar tudo sobre cadência de vendas. Os tipos mais usados no mercado, como implementar e os principais benefícios da estratégia para o funil de vendas.

O que é cadência de vendas?

Cadência, em vendas, é o nome que se dá para as tentativas de abordagens de um vendedor na tentativa de cativar um cliente.

Sendo assim, o fluxo de cadência, ou cadência de vendas, é o sequenciamento de tentativas de interação, que no momento de venda, aumentam as oportunidades de conversão de prospect em lead.

Ou seja, o objetivo é transformar aqueles prováveis clientes (prospects) em clientes que já tomaram a decisão de compra ou aceitaram serem apresentados ao produto ou ter uma demonstração deste (lead).

É o método em que temos um plano sistematizado, onde uma série de abordagens e follow ups espaçados abrem portas para esta possibilidade.

Tipos de cadência de vendas

Como já falamos, a cadência de vendas tem um fluxo sistematizado, ou seja, ela necessita de um bom planejamento. De forma que o objetivo seja alcançado, de acordo com a empresa que a está empregando.

Ao passo que, por esse motivo, existem tipos de cadência de vendas, que variam conforme cada cada situação e estratégia de marketing digital, por exemplo. Com isso, a cadência oferece um auxílio para alcançar os objetivos naquela etapa do funil de vendas.

Nesse sentido, temos duas divisões em relação aos tipos de cadência de vendas: quanto ao tipo e ao perfil. Sendo que o tipo indica o fluxo (simples ou misto) e o perfil se refere a forma de automação (automatizado ou semiautomatizado).

E ainda assim, podemos ter processos de cadência de vendas pautados em prospecção ativa, a chamada Outbound. Ou então termos a prospecção receptiva, que também é chamada de Inbound.

Lembre-se: o planejamento e escolha de qual processo utilizará serão organizadas de forma coerente e com a jornada de cada persona específica para cada empresa.

Em quais canais realizar a cadência de vendas

Embora grandes empresas tenham tendência a abranger subgrupos dentro do público-alvo central, a maior parte das empresas é focada em um público mais nichado. E nesse público-alvo há tendências particulares que vão levar a uma escolha do método de abordagem.

Por exemplo, se o público-alvo for um grupo de gerações passadas, fazer uma abordagem Inbound não vai ser a melhor estratégia, visto que esse é um método que prioriza o contato online e receptivo.

No entanto, se o direcionamento de público abranger mais subgrupos, uma abordagem mista pode beneficiar ter um maior alcance.

Porém, é importante ter em mente que quanto mais organizada a cadência de vendas, maior resultado ela terá. E que mais do que pensar no público-alvo, ela deve ser direcionada para a persona daquela empresa.

Tendo essas questões em mente, podemos listar alguns dos canais onde pode ser feito a abordagem da cadência de vendas:

  • Email;
  • Redes Sociais;
  • WhatsApp:
  • Landing Page;
  • Telefone;
  • Folders;
  • Cartazes.

Quais os benefícios do fluxo de cadência

Nos dias de hoje, conseguimos ter acesso a uma variedade infinita dos mesmos produtos e serviços. Desse modo, para que uma empresa consiga se destacar no mercado, precisa ter uma boa estratégia para vendas, principalmente no meio comercial.

O fluxo de cadência, quando bem estruturados, aumentam as vendas e lucros, assim como também fazem com que a empresa se destaque no mercado, criando uma marca estabelecida e fidelizando clientes.

Junto a estes benefícios, temos outras inúmeras vantagens, nas quais vale destacar e falar um pouco mais. Dentre elas estão um time de vendas organizado, uma taxa de conversão otimizada e um contato personalizado.

Time de vendas organizado

Uma equipe bem-preparada é um dos principais tópicos ao se planejar uma cadência de vendas. Afinal, são estes profissionais que vão realmente transformar os prospects em leads.

Dessa forma, é importante que o fluxo da cadência oriente os vendedores quanto ao público a quem falar, o momento de efetuar essa abordagem, quantas vezes e como interagir com o possível cliente e qual o espaço de tempo em que isso deve acontecer.

Uma equipe seguindo essas orientações, que são de acordo com o plano estabelecido e pensado para esta empresa, é um momento delicado e que deve ser bem orientado por depender do fator humano.

Taxa de conversão otimizada

Com uma organização padronizada e personalizada para cada empresa, o fluxo de vendas prepara melhor os prospects e leads, de forma que eles fiquem mais próximos ao fundo do funil de vendas.

Sendo assim, o resultado que se espera, junto com uma boa equipe treinada, é que a taxa de conversão seja otimizada, gerando mais vendas e lucros.

Contato personalizado

O contato personalizado dentro da cadência de vendas é a garantia que aquele prospect vá ser abordado da melhor forma. Para que se torne um lead e que a venda seja de fato efetuada no fim do processo.

Este é um passo que exige um bom estudo sobre os canais de contato preferidos do público. No entanto, podemos elencar plataformas como e-mail, WhatsApp e redes sociais como as mais utilizadas no momento.

Conclusão

Como pudemos ver ao longo deste artigo, não basta apenas criar boas estratégias para atrair novos públicos. É preciso pensar também em como fazer a abordagem correta e tornar o engajamento em potenciais vendas.

Sendo assim, a cadência de vendas é importante não apenas para o time comercial, mas também para a equipe de marketing digital. O contato em cada etapa do funil de vendas deve ser realizado de forma estratégica, com conteúdo que geram interesse e provoquem ações do lead.

A Agência Legions é especialista em ações de Inbound Sales e Marketing Digital, contando com as melhores ferramentas e profissionais capacitados. Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa conosco.