Skip to main content

A importância de um Script de Vendas para equipe de vendas

script de vendas

Dentro da nova realidade que se apresenta para quem atua com vendas, ter organização e planejamento são fatores essenciais para obter sucesso. Sendo assim, uma das estratégias que auxiliam nesse sentido é o script de vendas.

O script é construído para que a equipe de vendas tenha orientações sobre os procedimentos em cada uma das etapas. Itens como objetivo, desafios e orçamento estão entre os principais destaques do roteiro, por exemplo.

Dessa forma, o artigo a seguir do Blog Legions vai tratar sobre a importância do script de vendas para a equipe. Como utilizar a ferramenta da melhor forma e de que maneira construir um bom script.

O que é e como criar um bom script de vendas

O script de vendas é um documento onde consta um passo a passo que orienta o vendedor desde o início do processo de vendas. De forma que neles consta o objetivo, até a parte final de orçamento e conversão da venda.

Sendo assim, o primeiro passo é avaliar a empresa e traçar um plano de ação pautado na conversão da venda, mas que atenda a demanda e foco da empresa.

Da mesma forma que é necessário que se atente aos melhores vendedores e como aplicar a abordagem que está já obtendo resultado.

Passo a passo

Deve-se pensar no momento da venda como uma interação positiva entre o vendedor e o lead. É preciso levar em conta que, se o cliente chegou até o ponto inicial da venda, isso indica que ele tem interesse e algumas informações sobre o produto em questão.

Sendo assim, é importante estar atento ao objetivo deste cliente. Com isso, temos depois uma fase de planejamento, onde a partir do objetivo do cliente, e do problema que ele traz, possa se oferecer um produto ou um serviço personificado para ele.

Nesse momento é preciso se atentar para os desafios do cliente e as formas de solucioná-los. Para isso, é importante entender como o cliente chegou naquele ponto e quais os obstáculos que tem pela frente para saná-los.

Pois dependendo da empresa, o cliente pode dispor de minutos ou até mesmo de meses para chegar ao ponto de finalização do acordo. Estar ciente desse tempo, e abordá-lo de forma que ele tenha o tempo correto dele, é um passo importante do script de vendas.

Ainda assim, dentro dos desafios, o orçamento deve ser pensado para que o cliente possa de fato efetuar a compra. Já que de nada adianta o produto ou serviço solucionar o problema do cliente, se não ele não dispor do capital para investir nessa solução.

E por fim fazemos ainda o fato, de que o cliente nem sempre tem a autoridade e poder de compra. Se o cliente não for o responsável pela compra, a venda não tem como prosseguir. Dessa forma, é importante saber as ações que pode-se tomar caso isso ocorra.

Benefícios de utilizar script de vendas

O principal motivo de se usar um script de vendas é dar ferramentas para que os vendedores possam conduzir a venda de forma consciente e em prol do fechamento do negócio.

Ao mesmo tempo que a padronização de vendas cria uma identidade para empresa, personifica a forma com que o cliente é abordado. Isso, aliado a um bom treinamento, faz com que a equipe de vendas se destaque.

Além de que há outras vantagens como as que listamos abaixo:

  • Direciona e mantém o foco da interação cliente e vendedor;
  • Cria confiança no vendedor que tem uma base de vendas orientada;
  • Contrapartida positiva do cliente que é bem acolhido na sua demanda;
  • Relembra os pontos positivos da interação;
  • Melhora as habilidades de vendas da equipe, resultando em maior taxa de conversão.

Treinamento de vendedores

Ainda vale relembrar e reforçar alguns pontos benéficos ao se planejar e executar o script de vendas. É o caso do treinamento de vendedores.

Muitas vezes, a equipe é composta de vendedores natos ou experientes, mas também daqueles que necessitam de um caminho mais detalhado para a efetuar o trabalho de forma eficiente.

E essa realidade pode ser até mesmo em relação aos públicos diferentes que possam se interessar pelo mesmo negócio.

De forma que o planejamento do roteiro de vendas, leva em conta as potencialidades dos vendedores, e ao mesmo tempo treina-os para as diferentes situações. De forma que todos tenham uma ferramenta que os guie no processo de venda.

Produtividade da equipe

Junto com isso, o script de vendas é uma boa forma de aumentar a produtividade da equipe. Pois com essa ferramenta em mãos, ele pode sanar suas dúvidas e achar respostas a determinados obstáculos.

Trabalhar com um guia padrão é uma boa forma de ser produtivo e economizar tempo. Já que o ritmo em uma empresa comercial é fundamental para que o cliente seja cativado e fidelizado.

De forma que o tempo que ele gastaria procurando a resposta para os obstáculos, o vendedor gasta negociando e finalizando a venda.

Otimização das vendas

Otimizar as vendas é o principal objetivo, e um dos melhores benefícios, de se usar um script de vendas.

E também é o resultado de uma boa aplicação desse roteiro, aliado a um bom treinamento dos vendedores junto com o aumento da produtividade da equipe.

Como utilizar o roteiro de vendas de forma correta

Já sabemos que a primeira fase é o planejamento. Onde se identifica as potencialidades e aplicabilidade do script de forma que ela apresente um bom passo a passo para conduzir todo o processo de vendas. Porém com esse roteiro em mãos, como prosseguir?

O vendedor, em posse do script de vendas e com o treinamento adequado. Deve iniciar o atendimento seguindo o roteiro. Mas isso não é um roteiro engessado. Ali vai constar um passo a passo, que deve ser usado de forma flexível para atender as demandas pessoais.

Assim como também, garantir um foco direcionado para que se tenha um caminho bem sucedido. Desde a identificação do objetivo do cliente, até o momento em que se efetua a venda.

Conclusão

O script de vendas é uma das ferramentas mais importantes para que a equipe consiga otimizar os resultados. Para além de estabelecer uma boa relação com potenciais clientes, é preciso também pensar em maneiras de atrair novos públicos, levando-os até a decisão de compra.

Portanto, há outros fatores que devem ser aprimorados, como o funil de vendas e as estratégias do marketing digital. Estes dois aspectos devem estar alinhados com a equipe de vendas, a fim de melhorar os resultados da empresa.

Na Agência Legions você encontra os melhores profissionais para criar um script de vendas adequado à necessidade da empresa, além do know-hall em estratégias de marketing digital. Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa conosco.