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O que é Google Meu Negócio e como usar no Marketing Digital

O que é Google Meu Negócio

Assim como as redes sociais e o site, a página de busca do Google Meu Negócio é uma importante ferramenta de divulgação da empresa. Informações como local, contato e horários de atendimento costumam ser as principais dúvidas dos usuários nestas pesquisas.

Desse modo, para que a empresa tenha um destaque positivo nesse sentido, foi criada a plataforma Google Meu Negócio. A ferramenta permite às empresas gerenciarem as principais informações mostradas aos usuários do buscador.

Sendo assim, o artigo a seguir do Blog Legions vai abordar todas as questões que envolvem o Google Meu Negócio. Quais os benefícios do serviço para o marketing digital, como fazer o cadastro e os recursos disponíveis para a empresa.

O que é Google Meu Negócio

Google Meu Negócio (ou Google My Business) é uma ferramenta gratuita da Google, que permite o gerenciamento das principais informações da empresa entregue no buscador e no Google Maps, por exemplo.

É uma das ferramentas primordiais dentro do marketing digital, visto que a empresa ganha mais visualizações, além de ter mais legitimidade também por estar com as informações ao alcance do cliente.

Além disso, o Google My Business permite o acesso a estatísticas como número de acessos, cliques, feedback dos clientes, bem como interações e respostas aos comentários na página.

Quais são os recursos disponíveis na plataforma

Conforme já mencionamos nos tópicos acima, a plataforma Google Meu Negócio possui diversos recursos que auxiliam nas estratégias de marketing digital da empresa. Inclusive permite que se faça postagens, que ajudam na visualização da empresa, e outras ferramentas que adicionam eventos e anúncios de serviços e produtos.

Gerenciar página da empresa no Google

Poder gerenciar como a empresa vai aparecer na busca do Google e no Maps é a principal ferramenta do Google Meu Negócio. E a melhor forma de ter os dados da empresa expostos mesmo que não se tenha outras plataformas como sites e redes sociais.

Google Ads

O Google Ads é o recurso que permite que se crie anúncios pagos na página do Google. Esse recurso oferece a opção de impulsionar a página da empresa dentro da pesquisa, podendo incluir palavras-chave, localização e anúncios em geral.

Além de poder anunciar na página de pesquisa Google, é um recurso que permite que se crie anúncios no Youtube, Gmail. Display e Play Stores. Sendo assim, funciona como uma forma de complemento aos resultados obtidos pelo tráfego orgânico.

Atualização de horários e eventos

Outra vantagem da ferramenta Google Meu Negócio, é ter o controle de gerenciar atualizações que podem ocorrer e que são importantes para os clientes. Atualização de horários e criação de eventos ligados à empresa são dados importantes que dão maior visibilidade ao negócio.

Principais benefícios do Google My Business

Só de saber quais as ferramentas que o Google Meu Negócio possui, já podemos ter ideia das vantagens que é ter esse recurso ao nosso dispor.

Porém, podemos ainda ressaltar alguns benefícios a mais que a empresa terá ao ter um perfil ativo no Google My Business. Aqui listamos alguns deles:

  • Aumento da presença digital;
  • Interação com o público;
  • Relevância nas pesquisas do Google;
  • Acesso a estatísticas sobre a empresa;
  • Monitoramento de concorrentes.     

Como fazer cadastro no Google Meu Negócio

Fazer o cadastro no Google Meu Negócio é simples e pode ser feito por qualquer profissional que deseje colocar a empresa no mapa dos buscadores.

Sendo assim, segue o passo a passo de como acrescentar uma empresa e aparecer as informações no buscador do Google e no Google Maps:

  1. Entre no site e faça login com uma conta Gmail

Para cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio é apenas necessário ter uma conta Gmail, que pode ser pessoal ou empresarial. Este vai ser o e-mail principal da empresa no buscador.

Para isso, entre no site Google Meu Negócio e faça login a partir do e-mail. Assim abrirá o Gerenciador de Perfis de Empresa, onde poderá acrescentar a empresa que quer gerenciar.

  1. Adicionar o perfil da empresa

Dentro do gerenciador, na aba Empresa, pode clicar para adicionar uma empresa.

Ao clicar nesse botão vai aparecer a opção de acrescentar nome da empresa e uma lista de sugestões, caso a empresa já tenha algum perfil no Google.

  1. Autorizar o gerenciamento da empresa

Caso a empresa já tenha um perfil no Google Meu Negócio, será necessário autorização do dono da empresa que já está cadastrado. Ou seja, vai ser preciso que a pessoa que gerencia o perfil atualmente, dê a autorização necessária para que o acesso completo seja permitido.

Aqui, no caso do atual proprietário da página não acessar a autorização em alguns dias úteis, a posse da página passa automaticamente para quem solicitou, se tornando assim, o gerenciador daquele negócio.

  1. Confirmar endereço físico do negócio

Após confirmar a posse da empresa, adiciona-se o local em que ela está inserida. Independentemente se ela não tiver atendimento físico, é obrigatório que o endereço esteja disponível para o cadastro.

Esse endereço vai ser confirmado também. O Google vai mandar uma correspondência para o endereço com um código de confirmação, para poder validar o endereço. E assim liberar todas as outras funções do Google Meu Negócio.

  1. Acrescentar as demais informações no perfil da empresa

Depois de todos os dados confirmados, ainda é necessário informar no perfil da empresa os dados de perfil, como: descrição da empresa, horários de funcionamento, fotos, entre outros.

Conclusão

Mesmo que as estratégias de marketing digital estejam voltadas para outros canais, utilizar o Google Meu Negócio de forma correta é importante para a relevância da empresa na internet. Cerca de 92% dos usuários de internet no Brasil utilizam o Google para realizar pesquisas.

No entanto, para além de contar com um perfil na plataforma, é preciso pensar em formas de potencializar os recursos que o My Business oferece. Investir no tráfego pago, atrair novos públicos e facilitar o contato são algumas das maneiras de usar os recursos de forma correta.

A Agência Legions realiza serviços de marketing digital e inbound sales que priorizam suprir as necessidades do cliente. Fazendo uma avaliação completa do perfil da empresa, traçamos estratégias que farão a diferença no resultado final. Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa.