Assim como as redes sociais e o site, a página de busca do Google Meu Negócio é uma importante ferramenta de divulgação da empresa. Informações como local, contato e horários de atendimento costumam ser as principais dúvidas dos usuários nestas pesquisas.
Desse modo, para que a empresa tenha um destaque positivo nesse sentido, foi criada a plataforma Google Meu Negócio. A ferramenta permite às empresas gerenciarem as principais informações mostradas aos usuários do buscador.
Sendo assim, o artigo a seguir do Blog Legions vai abordar todas as questões que envolvem o Google Meu Negócio. Quais os benefícios do serviço para o marketing digital, como fazer o cadastro e os recursos disponíveis para a empresa.
O que é Google Meu Negócio
Google Meu Negócio (ou Google My Business) é uma ferramenta gratuita da Google, que permite o gerenciamento das principais informações da empresa entregue no buscador e no Google Maps, por exemplo.
É uma das ferramentas primordiais dentro do marketing digital, visto que a empresa ganha mais visualizações, além de ter mais legitimidade também por estar com as informações ao alcance do cliente.
Além disso, o Google My Business permite o acesso a estatísticas como número de acessos, cliques, feedback dos clientes, bem como interações e respostas aos comentários na página.
Quais são os recursos disponíveis na plataforma
Conforme já mencionamos nos tópicos acima, a plataforma Google Meu Negócio possui diversos recursos que auxiliam nas estratégias de marketing digital da empresa. Inclusive permite que se faça postagens, que ajudam na visualização da empresa, e outras ferramentas que adicionam eventos e anúncios de serviços e produtos.
Gerenciar página da empresa no Google
Poder gerenciar como a empresa vai aparecer na busca do Google e no Maps é a principal ferramenta do Google Meu Negócio. E a melhor forma de ter os dados da empresa expostos mesmo que não se tenha outras plataformas como sites e redes sociais.
Google Ads
O Google Ads é o recurso que permite que se crie anúncios pagos na página do Google. Esse recurso oferece a opção de impulsionar a página da empresa dentro da pesquisa, podendo incluir palavras-chave, localização e anúncios em geral.
Além de poder anunciar na página de pesquisa Google, é um recurso que permite que se crie anúncios no Youtube, Gmail. Display e Play Stores. Sendo assim, funciona como uma forma de complemento aos resultados obtidos pelo tráfego orgânico.
Atualização de horários e eventos
Outra vantagem da ferramenta Google Meu Negócio, é ter o controle de gerenciar atualizações que podem ocorrer e que são importantes para os clientes. Atualização de horários e criação de eventos ligados à empresa são dados importantes que dão maior visibilidade ao negócio.
Principais benefícios do Google My Business
Só de saber quais as ferramentas que o Google Meu Negócio possui, já podemos ter ideia das vantagens que é ter esse recurso ao nosso dispor.
Porém, podemos ainda ressaltar alguns benefícios a mais que a empresa terá ao ter um perfil ativo no Google My Business. Aqui listamos alguns deles:
- Aumento da presença digital;
- Interação com o público;
- Relevância nas pesquisas do Google;
- Acesso a estatísticas sobre a empresa;
- Monitoramento de concorrentes.
Como fazer cadastro no Google Meu Negócio
Fazer o cadastro no Google Meu Negócio é simples e pode ser feito por qualquer profissional que deseje colocar a empresa no mapa dos buscadores.
Sendo assim, segue o passo a passo de como acrescentar uma empresa e aparecer as informações no buscador do Google e no Google Maps:
- Entre no site e faça login com uma conta Gmail
Para cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio é apenas necessário ter uma conta Gmail, que pode ser pessoal ou empresarial. Este vai ser o e-mail principal da empresa no buscador.
Para isso, entre no site Google Meu Negócio e faça login a partir do e-mail. Assim abrirá o Gerenciador de Perfis de Empresa, onde poderá acrescentar a empresa que quer gerenciar.
- Adicionar o perfil da empresa
Dentro do gerenciador, na aba Empresa, pode clicar para adicionar uma empresa.
Ao clicar nesse botão vai aparecer a opção de acrescentar nome da empresa e uma lista de sugestões, caso a empresa já tenha algum perfil no Google.
- Autorizar o gerenciamento da empresa
Caso a empresa já tenha um perfil no Google Meu Negócio, será necessário autorização do dono da empresa que já está cadastrado. Ou seja, vai ser preciso que a pessoa que gerencia o perfil atualmente, dê a autorização necessária para que o acesso completo seja permitido.
Aqui, no caso do atual proprietário da página não acessar a autorização em alguns dias úteis, a posse da página passa automaticamente para quem solicitou, se tornando assim, o gerenciador daquele negócio.
- Confirmar endereço físico do negócio
Após confirmar a posse da empresa, adiciona-se o local em que ela está inserida. Independentemente se ela não tiver atendimento físico, é obrigatório que o endereço esteja disponível para o cadastro.
Esse endereço vai ser confirmado também. O Google vai mandar uma correspondência para o endereço com um código de confirmação, para poder validar o endereço. E assim liberar todas as outras funções do Google Meu Negócio.
- Acrescentar as demais informações no perfil da empresa
Depois de todos os dados confirmados, ainda é necessário informar no perfil da empresa os dados de perfil, como: descrição da empresa, horários de funcionamento, fotos, entre outros.
Conclusão
Mesmo que as estratégias de marketing digital estejam voltadas para outros canais, utilizar o Google Meu Negócio de forma correta é importante para a relevância da empresa na internet. Cerca de 92% dos usuários de internet no Brasil utilizam o Google para realizar pesquisas.
No entanto, para além de contar com um perfil na plataforma, é preciso pensar em formas de potencializar os recursos que o My Business oferece. Investir no tráfego pago, atrair novos públicos e facilitar o contato são algumas das maneiras de usar os recursos de forma correta.
A Agência Legions realiza serviços de marketing digital e inbound sales que priorizam suprir as necessidades do cliente. Fazendo uma avaliação completa do perfil da empresa, traçamos estratégias que farão a diferença no resultado final. Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa.