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O que é Infoproduto, quais os tipos e como divulgar

infoproduto

Produzir conteúdo virou normal para qualquer pessoa que possui um smartphone com acesso a redes sociais. Afinal, sempre que você posta algo no Instagram, Facebook, Twitter e até mesmo um status no Whatsapp, você está produzindo um conteúdo.

Por outro lado, todas as pessoas procuram diariamente por informações e conhecimento diretamente na internet. Nunca foi tão fácil encontrar e compartilhar conhecimento.

Mas ainda assim, existe uma infinidade de assuntos a serem explorados, e um mercado de ensino que pode ensinar milhões de pessoas comuns a se tornarem empreendedores digitais através da venda de infoprodutos pela internet. 

Sendo assim, o artigo a seguir do Blog Legions vai abordar sobre como você pode vender infoprodutos online, um passo a passo com dicas para te ajudar nesse universo de conteúdo.

Mas afinal, o que é infoproduto?

O infoproduto é um produto digital distribuído de forma gratuita ou paga na internet. Podendo ser em áudio, vídeo ou texto, sua característica é a oferta de informação de forma digital relevante para consumo online ou download.

Quando você se inscrever para um curso online, ou quando baixa um ebook, ou assina uma revista eletrônica, você está consumindo infoprodutos.

Importante ressaltar, que, apesar do nome, a maioria deles são serviços, então são intangíveis (não pode-se tocá-los).

Inclusive, estão disponíveis apenas pela internet em sua maioria, e precisam de conexão para serem acessados. Como as videoaulas, por exemplo.

É muito comum nos infoprodutos, usar uma oferta para vender outra. Como um ebook, que pode ser distribuído gratuitamente para como instrumento de marketing e vendas para um curso.


Vantagens de Inforprodutos

Não existe mistério: se fizer do jeito certo, você aumenta consideravelmente as chances do seu produto digital ser um sucesso de vendas. Confira abaixo as maiores vantagens de vender infoprodutos:

  • É um negócio escalável – É um produto que após lançar, você talvez não precise mais tocar nele, apenas se dedicar as vendas.
  • Pode ser uma nova fonte de renda – Justamente por ser escalável, o infoproduto pode ser uma fonte extra de dinheiro. 
  • É mais barato – Qualquer produto ou serviço com potencial para gerar a renda obtida por um infoproduto custa muito mais caro para desenvolver. Assim com ele, você não precisa de uma sede, de funcionários, nem de equipamentos, só um computador com conexão à internet basta.
  • Logística facilitada – Mesmo pagando comissão (que é muito baixa perto do que se recebe em troca), o infoproduto tradicional fica hospedado em uma plataforma online e é ela quem cuida de tudo, incluindo a “entrega” e a cobrança, entre outras tarefas que exigem tempo, meios e conhecimento, é claro.
  • Vendas ocorrem 24 horas por dia – Para quem tem um infoproduto, não existe horário comercial. Pois não tem hora para consumir informação na internet. Pode ser sábado, domingo ou feriado, manhã, tarde, noite ou madrugada. Seu infoproduto está sempre pronto para alguém comprar.

Formatos de Infoprodutos:

Para a compreensão completa sobre o que é produto digital, vamos falar então sobre alguns tipos e exemplos. Você com certeza já se deparou com algum deles:

Ebook:

Os ebooks ou livros digitais, são populares pois são os mais simples de serem criados, disponibilizados e consumidos pelos clientes.

Você pode facilmente escrever seu ebook e salvá-lo em formato PDF ou ePub, que são os formatos mais comuns para comercializar este tipo de conteúdo.

Muitos produtores digitais optam pelo ebook como porta de entrada para seus cursos online.

Webinar:

O Webinar é uma versão moderna de uma webconferência. É um seminário na internet que pode ser comercializado para fins comerciais e educacionais.

Pode ser comparado com uma palestra em um auditório qualquer, se não fosse pelo fato de não haver limitação de público. Ou seja, um webinar é como uma palestra em auditório infinito.

Cursos Online:

São um dos formatos de infoprodutos mais vendidos. Podem abranger videoaulas (gravadas ou ao vivo), materiais de apoio e fóruns. Permitindo ao aluno aprender o tema por completo. 

Podcasts:

Eles se popularizaram muito nos últimos anos. São conteúdos em áudio que podem ter  vários formatos, como entrevistas, mesas redondas ou até mesmo uma conversa com um ouvinte.

Videocasts:

Videocasts são como podcasts, mas em vídeo. Geralmente distribuídos em plataformas de streaming.

Como divulgar seu infoproduto?

Agora que você já entendeu o que é um infoproduto e conhece os formatos que pode explorar, há uma outra etapa para obter sucesso como empreendedor digital. A estratégia de divulgação.

Para isso, algumas ferramentas são mais indicadas. Como por exemplo, criar uma landing page, que gera leads (seus potenciais clientes), e que irá servir de isca digital para qualificar a relação com seu lead.

Investir em redes sociais é uma boa estratégia, caso você já conheça o perfil e interesses do seu público.

Ter um blog é para quem pensa em estratégia a longo prazo, como um produto de marketing de conteúdo. Pois além de nutrir os leads com conteúdo de qualidade, gera interesse permanente pelo seu infoproduto.

O e-mail marketing é uma poderosa forma de divulgação. Com conteúdo relevante e recursos visuais, você dispara para uma lista segmentada divulgando seu conteúdo.

Portanto, agora é só colocar a mão na massa e começar a produzir seus conteúdos e divulgá-los na internet, colocando em prática o que aprendeu e potencializar a sua estratégia de marketing. Assim, com a orientação correta, os ganhos de tempo e financeiros são significativos. A Agência Legions tem anos de experiência no mercado. Conte conosco para ajudá-lo!